A Ilha da Noite
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A Ilha da Noite

Para aqueles que amam o maravilhoso mundo criado pela Mestra inigualável Anne Rice. Lestat, Louis, Armand, Marius, Mayfairs, A Talamasca... Todos estão aqui.
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

Compartilhe
 

 A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte
AutorMensagem
Convidad

Convidado


A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE. - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE.   A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE. - Página 6 Icon_minitime6/25/2009, 9:56 pm

(eu sei que é off-topic, maaaaas perdão em advance!)

Eu sou apaixonada tarada looooouca por Nana! Eu e uma amiga já fizemos cosplay de Nana... (e eu era a Hachi rs... então entendo como vc se sente... embora eu não saiba escolher qual das duas eu gosto mais... as duas são LINDAS PERFEITAS TUDO NESSA VIDA rs)

Enfim, muito lindo achar outra fã de Nana aqui _o/\o_ *cantarolando baixinho "I need your loooveee I'm a broken rooooseee"*

/offtopic
Ir para o topo Ir para baixo
Lady Mandy
Lady Mandy
Armand (300)
Armand (300)

Mensagens : 453
Data de inscrição : 03/01/2009
Localização : Around the World

A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE. - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE.   A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE. - Página 6 Icon_minitime6/25/2009, 10:38 pm

heheheheheh... eu sou mto fã de personagens que são infantis e mimados no início, mas apanham mto pra vida e vão amadurecendo aos poucos com o decorrer da história. ^^ por isso adoro a Hachi.

Acho q apesar de ser lezada e totalmente fora da realidade (pelo menos no início XD) ela tem um coração de ouro e uma benevolência para com as pessoas q eu admiro mto. Apesar de da os pitis dela de vez em quando mas enfim, ela é humana... XDDDDDDDD

Dá uma agonia qndo ficam falando q ela é só uma cabeça de vento enjoada que colhe o q planta... ¬¬ (luta pelos personagens desprezados mode /on XD)
Ir para o topo Ir para baixo
Jaja de Lioncourt
Jaja de Lioncourt
Administrador
Administrador

Mensagens : 6615
Data de inscrição : 03/01/2009
Localização : New Orleans

A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE. - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE.   A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE. - Página 6 Icon_minitime6/25/2009, 11:38 pm

Tá bom por agora né?

Assuntos "Nanais" no tópico CHAT, please...
Ir para o topo Ir para baixo
https://ailhadanoite.forumeiros.com
Lady Mandy
Lady Mandy
Armand (300)
Armand (300)

Mensagens : 453
Data de inscrição : 03/01/2009
Localização : Around the World

A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE. - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE.   A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE. - Página 6 Icon_minitime6/25/2009, 11:47 pm

sorry!! ^^'''' parei por aqui... :p
Ir para o topo Ir para baixo
Mme Cat
Mme Cat
Louis (100)
Louis (100)

Mensagens : 200
Data de inscrição : 07/02/2009

A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE. - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE.   A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE. - Página 6 Icon_minitime7/31/2009, 8:26 pm

Citação :
Vigiam, observam, decidem. Escolhem os mais interessantes, aqueles que tem a mente mais forte para resistir aos milênios. Atores, escritores, músicos, pintores, professores, homossexuais... A mente é aberta, diferente das demais, capaz de compreender o que, para os demais, é absurdo. o_o'

I loved Shocked

sem mais ¨¨
______________________
A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE. - Página 6 Venusmarte
Ir para o topo Ir para baixo
§ Mallory Romanus §
§ Mallory Romanus §
Louis (100)
Louis (100)

Mensagens : 143
Data de inscrição : 29/03/2009
Localização : Rio de Janeiro

A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE. - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE.   A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE. - Página 6 Icon_minitime11/11/2009, 8:44 pm

De fato, depois desta citação a cima, não tem nem o que dizer... se não PERFEITA!
Ir para o topo Ir para baixo
Mme Cat
Mme Cat
Louis (100)
Louis (100)

Mensagens : 200
Data de inscrição : 07/02/2009

A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE. - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE.   A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE. - Página 6 Icon_minitime11/16/2009, 10:15 pm

Ah,eu acho isso demais.É tão diferente do que estamos acostumados a ver,onde a maioria das pessoas é tão preconceituosa.
Ir para o topo Ir para baixo
§ Mallory Romanus §
§ Mallory Romanus §
Louis (100)
Louis (100)

Mensagens : 143
Data de inscrição : 29/03/2009
Localização : Rio de Janeiro

A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE. - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE.   A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE. - Página 6 Icon_minitime11/16/2009, 10:52 pm

Verdade, acho palhaçada julgar sem conhecer. Ninguém é obrigado a gostar, se sentir bem... mas eu pergunto, procurou saber ao menos como é realmente antes de condenar? Infelizmente a maior parte das vezes a resposta é não! O preconceito é muito triste, é uma das piores formas de cegueira. Antes deficiente físico do que espiritual!
Ir para o topo Ir para baixo
Tha
Tha
Louis (100)
Louis (100)

Mensagens : 101
Data de inscrição : 12/11/2009

A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE. - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE.   A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE. - Página 6 Icon_minitime11/17/2009, 10:27 am

Como alguns aqui, acho que a Anne extrapola em vários momentos. Mas penso isso de uma maneira geral quanto ao sexo, acho que ela exagera no erotismo em si. A sexualidade em crianças, violência sexual, incesto...

Algumas passagens, mesmo pesadas, acredito que são importantes para dar força à história, por exemplo:

Spoiler:

Mas em diversos momentos, fica algo mais gratuito, que acredito que são passagens que só existem porque a Anne gosta de histórias picantes mesmo, rsrs.

Mesmo assim, acho que, em geral, os casos homo/bissexuais em seus livros fazem sentido por questões da época em que tais personagens viveram, ou pela própria personalidade de cada um (como disse o Oberon).

A homossexualidade, em particular, me incomodou um pouco no início. O relacionamento entre Marius e Armand me incomoda até hj.
Spoiler:
Mas, no geral, acho que acabei me acostumando com esse jeito 'despudorado' dela... hehehe

...

Tb concordo que mais do que o sexo, os vampiros sentem apenas prazer pelo sangue. Não havendo sexo, ou prazer que provenha dele, não há a necessidade da diferenciação por gêneros. Assim, os vampiros se atraem pela beleza propriamente dita, pela personalidade e pela alma de suas vítimas.
Ir para o topo Ir para baixo
Ariel Castaneda
Ariel Castaneda
Pandora (500)
Pandora (500)

Mensagens : 717
Data de inscrição : 24/03/2010
Localização : Jardim da criação - de frente para a árvore da vida.

A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE. - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE.   A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE. - Página 6 Icon_minitime4/1/2010, 12:42 am

Engraçado, porque na primeira vez que li um livro da Anne, roceira como sou, fiquei um pouco chocada, mas ao mesmo tempo feliz já que certas coisas podiam até ser publicadas!
(Mal sabia o que o mundo tinha a oferecer depois...)

Lembro-me de perguntar à tia que me emprestou EcV:

(Flashback: Dezembro de 2000)
_ O Louis é gay, né?
A tia:
_Ele e o Lestat.
Eu:
_Não, o Lestat não, só o Louis.


tsc, tsc, tsc... Podem rir.

Obviamente, eu naquela idade em que tudo é sensual (acho que todo mundo é vampiro entre os 13 e os 17), viciei.

Aí é que reside meu ponto, acho os vampiros criaturas sensuais, mas não sexuais.

Todo mundo era "diferente" antes de ser transformado? Siiiiiiiiiiim. (Senão não o seriam, como muitos já postaram antes. Todos foram escolhidos por alguma característica especial, física ou espiritual.)

Todo mundo tinha seus affairs homo ou bissexuais antes da transformação? Siiiiiiiiiiiiiiiim.

Anne é exagerada? Não na minha opinião. Acho os argumentos e as circunstâncias de suas obras muito bem colocados, de forma que a coisa não soa artificial.
E tem mais, alguém já disse que o escritor com estilo é incapaz de enviar cartas anônimas, né?

Se é Esopo, tem moral; se é Manoel Carlos, tem Helena; se é Anne Rice...
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.arieleoverbo.blogspot.com
Jaja de Lioncourt
Jaja de Lioncourt
Administrador
Administrador

Mensagens : 6615
Data de inscrição : 03/01/2009
Localização : New Orleans

A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE. - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE.   A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE. - Página 6 Icon_minitime4/1/2010, 1:09 am

Perfeito, amiga! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
https://ailhadanoite.forumeiros.com
Jaja de Lioncourt
Jaja de Lioncourt
Administrador
Administrador

Mensagens : 6615
Data de inscrição : 03/01/2009
Localização : New Orleans

A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE. - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE.   A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE. - Página 6 Icon_minitime11/23/2010, 6:37 pm

Estou ressucitando esse tópico uma vez que o assunto foi de novo levantado no tópico "Entrevista com O Vampiro".

Leiam se quiserem pois a discussão foi boa! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
https://ailhadanoite.forumeiros.com
Nanda
Nanda
Maharet (2000)
Maharet (2000)

Mensagens : 2174
Data de inscrição : 20/12/2009
Localização : Rio de Janeiro

A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE. - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE.   A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE. - Página 6 Icon_minitime11/23/2010, 7:01 pm

Humm, acho q quando se trata d vampiros,d um modo
não se deve apegar a regra d "só seduzirem e serem
seduzidos pelo sexo oposto",pois vampiros são
criaturas q são "caçadoras",elas tem que atrair
suas presas d qualquer jeito,no caso eh sua natureza
ser sedutora...E vampiros não se alimentam apenas
d pessoas d sexo oposto rs,Tia Anne não foi a 1ª pessoa
a abordar isso,no livro Carmilla, ela tbm lançava
seus "encantos" nas mulheres * pelo menos eh o q dizem*.


Ir para o topo Ir para baixo
A&J
A&J
Marius (1000)
Marius (1000)

Mensagens : 1296
Data de inscrição : 01/06/2010
Localização : São Paulo

A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE. - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE.   A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE. - Página 6 Icon_minitime11/24/2010, 10:18 pm

Pois bem, continuando aqui.

Eu concordo com o que disseram sobre o exagero dessa bissexualidade nas obras, mas não me incomodo com isso. Na verdade, gosto bastante *-*
Mas o que me atrai nisso é, também, a naturalidade com que os personagens falam. Você descobre um personagem gay ou bi na hora em que ele fala algo como: "E existiu o fulano, foi um ótimo amante." e continua normalmente. Não podemos negar que o homossexualismo é motivo de polêmica, e há anos atrás era mais ainda. O naturalismo disso nas obras da Anne contradiz o mundo que conhecemos, e por isso é tão legal.

Mas não posso negar que é exagerado. Acho que posso contar no dedo personagens que não tiveram relações ou fizeram "atos" homossexuais O_O o que não me incomoda nem um pouco, mas que pode incomodar muita gente. Provavelmente mais os homens, não? Não sei se estou certa, mas parece que são os homens que se sentem... "desconfortáveis" ao lerem sobre isso. É isso mesmo? Se for, dá pra entender.
E as mulheres, se sentem desconfortáveis ao lerem sobre situações lésbicas?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.almadanoite.webnode.com.br
Felipe Almeida
Felipe Almeida
Marius (1000)
Marius (1000)

Mensagens : 1079
Data de inscrição : 30/04/2010
Localização : Rio De Janeiro

A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE. - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE.   A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE. - Página 6 Icon_minitime11/24/2010, 11:41 pm

Acho que eventualmente, nós homens ficamos mais desconfortáveis sim. Eu mesmo fico um pouco as vezes, a pesar de não ter preconceitos, tenhos vários amigos gays e lésbicas e gosto muito de todos eles. Mas em certos pontos acho meio exagerado e desnecessário para alguns personagens. David, por exemplo, a fato dele ser gay não diminui em nada o carisma dele, mas também não acrescentou em muita coisa. Bem, esse é um tema complicado e difícil de se chegar a um denominador comum.
Ir para o topo Ir para baixo
http://magicpaper.tumblr.com/
Jaja de Lioncourt
Jaja de Lioncourt
Administrador
Administrador

Mensagens : 6615
Data de inscrição : 03/01/2009
Localização : New Orleans

A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE. - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE.   A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE. - Página 6 Icon_minitime11/25/2010, 7:43 am

Bom,

Sobre as mulheres, Ariane, vocês é que tem que dizer. Rolling Eyes

Nunca é muito lembrar que os vampiros da Anne são Bisexxuais ANTES de transformados em vampiros. Depois fica aquela amizade/ojeriza muito louca entre eles. Nunca NADA sexual! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
https://ailhadanoite.forumeiros.com
Jaja de Lioncourt
Jaja de Lioncourt
Administrador
Administrador

Mensagens : 6615
Data de inscrição : 03/01/2009
Localização : New Orleans

A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE. - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE.   A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE. - Página 6 Icon_minitime11/25/2010, 8:00 am

Ah...

Sem esquecer (para quem leu) que a Bissexualidade rola solta entre os Mayfairs (machos e fêmeas)!!!
Ir para o topo Ir para baixo
https://ailhadanoite.forumeiros.com
Nanda
Nanda
Maharet (2000)
Maharet (2000)

Mensagens : 2174
Data de inscrição : 20/12/2009
Localização : Rio de Janeiro

A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE. - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE.   A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE. - Página 6 Icon_minitime11/25/2010, 11:04 am

E o incesto tbm rs Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
A&J
A&J
Marius (1000)
Marius (1000)

Mensagens : 1296
Data de inscrição : 01/06/2010
Localização : São Paulo

A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE. - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE.   A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE. - Página 6 Icon_minitime11/25/2010, 1:07 pm

Realmente, bruxinhos safados -q

Então Felipe, a é o que eu disse, a naturalidade que fica legal. Realmente, o fato de o David ser gay não acrescentou nada à ele, mas da mesma forma, se ele fosse hétero, não acrescentaria também.
Não sei quanto às outras, mas eu não me sinto desconfortável ao ler sobre relações mulher-mulher. Apesar de ser... menos interessante para mim do que as relações entre homens, as lésbicas também não são nada mal. Naturais, sem problemas .
"Amizade muito louca" xD boa descrição. Muuito louca UASHUAH'

E eu acho que tenho alguma queda por bissexuais, não é possivel o.o meus personagens favoritos são assim. Com os Mayfair, não dá pra não citar o Julien, não é? E a Stella, também gosto dela. E todos os vampiros...
E o pior é que na vida real, meus ídolos também são bi xD Mika, Billie Joe, Kurt Cobain (desse ninguém tem certeza, mas ele pelo menos queria ser)...
Tenho problemas? UHSUAHSA'
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.almadanoite.webnode.com.br
Jaja de Lioncourt
Jaja de Lioncourt
Administrador
Administrador

Mensagens : 6615
Data de inscrição : 03/01/2009
Localização : New Orleans

A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE. - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE.   A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE. - Página 6 Icon_minitime11/25/2010, 1:33 pm

Fora a Thirteen do House Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
https://ailhadanoite.forumeiros.com
. Foxy .
. Foxy .
Maharet (2000)
Maharet (2000)

Mensagens : 2255
Data de inscrição : 11/08/2010
Localização : Sem local definido

A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE. - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE.   A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE. - Página 6 Icon_minitime11/25/2010, 5:48 pm

David não era gay, só para esclarecer .-.
no minimo era bi.
Spoiler:

Mas quando a bisexualidade, em nada me incomoda nas obras da Anne.
Ela criou um universo onde esses atos são normais.
Oras para criaturas que matam,torturam,sequestram e se alimentam de sangue humano, que diferença faz se você gosta de ambos os sexos? Ou só de um?
Seria muita hipocresia achar a violência e a agressividade dos vampiros comum, e ficar de trilili pela sexualidade deles.

Fora que muitos dos vampiros são de épocas onde essa liberdade sexual (mesmo que escondida) era considerada normal. No caso do Marius por exemplo.

Temos que analisar as obras pela perspectiva da era que elas retratam. Ou tem gente que acha que só o Marius tinha um jovem rapaz como amante na Itália do renascimento? Shocked

Isso é uma das coisas que eu mais admiro nos livros da Anne. O modo como ela retrata os costumes das épocas em que os seus vampiros nasceram, foram criados, de onde eles passaram... É uma coisa linda.

As vezes, sinto que os humanos regridem com o passar do tempo. Uma coisa que era normal em uma época, vira um escandalo em outra, um pecado mais pra frente... E depois volta à tona como algo 'normal
.'

Ir para o topo Ir para baixo
A&J
A&J
Marius (1000)
Marius (1000)

Mensagens : 1296
Data de inscrição : 01/06/2010
Localização : São Paulo

A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE. - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE.   A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE. - Página 6 Icon_minitime11/25/2010, 6:15 pm

Verdade Jaja, como pude me esquecer da Thirteen xD

Concordo com você, Foxy ;D
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.almadanoite.webnode.com.br
Jaja de Lioncourt
Jaja de Lioncourt
Administrador
Administrador

Mensagens : 6615
Data de inscrição : 03/01/2009
Localização : New Orleans

A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE. - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE.   A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE. - Página 6 Icon_minitime11/25/2010, 6:19 pm

Perfeito, Foxie!!!
Ir para o topo Ir para baixo
https://ailhadanoite.forumeiros.com
Ariel Castaneda
Ariel Castaneda
Pandora (500)
Pandora (500)

Mensagens : 717
Data de inscrição : 24/03/2010
Localização : Jardim da criação - de frente para a árvore da vida.

A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE. - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE.   A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE. - Página 6 Icon_minitime11/25/2010, 8:28 pm

Mas vai que o David ficou
Spoiler:
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.arieleoverbo.blogspot.com
Nanda
Nanda
Maharet (2000)
Maharet (2000)

Mensagens : 2174
Data de inscrição : 20/12/2009
Localização : Rio de Janeiro

A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE. - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE.   A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE. - Página 6 Icon_minitime11/25/2010, 10:02 pm

Bom...



Spoiler:
Ir para o topo Ir para baixo
 

A BISEXUALIDADE NA OBRA DA ANNE RICE.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 6 de 10Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

 Tópicos semelhantes

-
» A RELIGIÃO NA OBRA DA ANNE RICE.
» Cronologia na obra de Anne Rice
» ANIVERSÁRIO DA ANNE RICE.
» Anne Rice no Brasil!!!
» Anne Rice X Amazon.com

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
A Ilha da Noite :: OS VAMPIROS :: OS LIVROS-