A Ilha da Noite

Para aqueles que amam o maravilhoso mundo criado pela Mestra inigualável Anne Rice. Lestat, Louis, Armand, Marius, Mayfairs, A Talamasca... Todos estão aqui.

InícioCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Trilogia Millennium, de Stieg Larsson

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Forbidden
Louis (100)
Louis (100)

MensagemAssunto: Trilogia Millennium, de Stieg Larsson   5/5/2012, 4:48 pm

Trilogia Millennium: O Fenómeno Mundial de Stieg Larsson

A Trilogia Millennium é um dos maiores fenómenos literários do nosso tempo, tendo já vendido mais de 60 milhões de cópias por todo o mundo. Tragicamente, o autor morreu antes de os livros terem sido publicados, não tendo visto o impacto que os seus livros causaram em milhões de pessoas.

O primeiro livro, Os Homens que Odeiam as Mulheres, é uma mescla de thriller e policial, e introduz-nos a uma das personagens mais fascinantes dos últimos anos: Lisbeth Salander. É ela uma das principais razões para o sucesso desta trilogia. Mas o que tem ela de especial? Lisbeth é uma jovem mulher de 24 anos, esquelética, cheia de tatuagens e piercings e um estilo punk. É uma hacker exímia e tem um sentido de justiça muito próprio. É um anjo vingador, que não deixa ninguém impune.

A história segue paralelamente e em separado a história de Lisbeth Salander e Mikael Blomkvist, um jornalista de investigação que foi condenado por difamação. A história destes dois personagens só muito mais á frente é que se interliga, aquando da resolução do mistério principal do livro: o que aconteceu a Harriet Vanger, a sobrinha, de Henrik Vanger, um antigo industrial sueco, que havia desaparecido á 40 anos?
No entanto, é como se este mistério apenas servisse para nos introduzir e aprofundar as personagens, que neste livro são em grande número e muito bem exploradas, principalmente os dois protagonistas.

O tema principal do livro é, como indica o título, a violência exercida pelos homens sobre as mulheres. Pode parecer irónico ou até contraditório, situar-se uma história desta natureza num país como a Suécia, onde as mulheres têm bastantes direitos e uma representação política considerável. No entanto, isto pode nos levar apenas à conclusão de que até num país tão desenvolvido em termos de direitos humanos, esconde-se um grave problema social, que afeta todo o globo: a violência dos homens sobre as mulheres.

É um livro com uma escrita bastante simples e fácil de ler, no entanto é bastante detalhada e permite-nos criar facilmente as imagens descritas. O suspense mantem o interesse do leitor até ao fim.

O segundo livro dá um muito maior destaque a Lisbeth Salander e explora o seu passado, e a origem da sua singular personalidade. Neste livro, surge-nos uma personagem enigmática, Zala, cuja identidade apenas saberemos na reta final do livro. Segue na linha do primeiro livro e mantem a sua grande qualidade.

O terceiro e ultimo livro continua logo a seguir ao final do segundo, e vai buscar uma personagem da qual Lisbeth tem particular ódio: Peter Teleborian, o pedopsiquiatra respondavel pelo seu internamento quando ela tinha 12 anos, e do qual ela pretende se vingar pelos maus tratos que lhe causou. O final desta trilogia deixa o final em aberto mas em sinal de esperança, e a relaça dos 2 protagonistas finalmente se resolve.

A trilogia completa foi já adaptada na Suécia, cabendo o papel da protagonista a Noomi Rapace, uma grande atriz que captura a ao mesmo tempo a força e a vulnerabilidade desta singular personagem. O primeiro filme foi tambem adaptado nos Estados Unidos por David Fincher, um dos mais importantes realizadores contemporaneos, e que foi um grande sucesso.

Na minha opiniao pessoal, estes livros e filmes sao dos mais fascinantes dos nossos tempos, muito devido a Lisbeth Salander, uma personagem fascinante e da qual nao vos vamos esquecer tao cedo. Alem disso, existem fortes criticas sociais e politicas que continuam atuais, e que sao muito importantes para alertar as pessoas dos perigos que se escondem ate num pais tao desenvolvido como a Suécia: Racismo, Misoginia e Machismo, Homofobia, Violencia Doméstica, Corrupção Política, Abuso de Poder...

Nota: Ainda nao li o terceiro volume, mas os 2 primeiros sao brilhantes e super recomendados! Vejam tambem os filmes, que sao excelentes!

Ver perfil do usuário
. Foxy .
Maharet (2000)
Maharet (2000)

MensagemAssunto: Re: Trilogia Millennium, de Stieg Larsson   5/5/2012, 6:02 pm

Já tem um tópico sobre a Trilogia. Se não me engano. Se não é sobre; já foi feita alguma postagem a respeito. Eu e a Danni fizemos um trabalho de divulgação da obra; lemos todos os volumes e vimos os filmes. Super indicado Very Happy
Ver perfil do usuário http://kafoxy.blogspot.com
Malkav
Maharet (2000)
Maharet (2000)

MensagemAssunto: Re: Trilogia Millennium, de Stieg Larsson   5/7/2012, 11:04 am

=

Um dia \o
AUHAHUAHUAUHAHU
Ver perfil do usuário
Lafayette
Maharet (2000)
Maharet (2000)

MensagemAssunto: Re: Trilogia Millennium, de Stieg Larsson   5/8/2012, 8:00 pm

Um dia \o [2]
Ver perfil do usuário
Mandala Svetlana
Merrick (20)
Merrick (20)

MensagemAssunto: Re: Trilogia Millennium, de Stieg Larsson   5/9/2012, 8:16 am

Também tenho muita vontade de ler! Vi só primeiro filme Sad
Ver perfil do usuário
Forbidden
Louis (100)
Louis (100)

MensagemAssunto: Re: Trilogia Millennium, de Stieg Larsson   5/9/2012, 10:50 am

Mandala Svetlana escreveu:
Também tenho muita vontade de ler! Vi só primeiro filme Sad

O sueco? Very Happy

Leia que sao fantásticos, mesmo! Leem-se muito bem, e as personagens sao muito interessantes.
Ver perfil do usuário
Mandala Svetlana
Merrick (20)
Merrick (20)

MensagemAssunto: Re: Trilogia Millennium, de Stieg Larsson   5/9/2012, 2:01 pm

Sim Forbidden, o sueco. Fantástico o filme! Até meu namorado que não curte esse tipo de literatura anda animadíssimo pra ler, graças ao filme.

O problema é que minha minha lista de desejos de livros é imensa. E falta tempo. E falta grana pra todos... Sad
Ver perfil do usuário
Forbidden
Louis (100)
Louis (100)

MensagemAssunto: Re: Trilogia Millennium, de Stieg Larsson   5/9/2012, 2:04 pm

Sim Forbidden, o sueco. Fantástico o filme! Até meu namorado que não curte esse tipo de literatura anda animadíssimo pra ler, graças ao filme.

O problema é que minha minha lista de desejos de livros é imensa. E falta tempo. E falta grana pra todos... Sad

Perguntei porque agora ha o americano, que acho ligeiramente melhor que o sueco. E assim, eu prefiro a Lisbeth sueca, a Noomi é simplesmente brilhante, mas no geral, achei a versao do fincher melhor.

Mas pode sempre ir a uma biblioteca. Foi o que eu fiz. Bem sei que os livros sao carissimos...
Ver perfil do usuário
Mandala Svetlana
Merrick (20)
Merrick (20)

MensagemAssunto: Re: Trilogia Millennium, de Stieg Larsson   5/9/2012, 2:14 pm

Eu ainda não vi o americano. Mas o sueco é incrível! Very Happy Ainda mais que é uma sensação ótima ver um filme com um idioma que não seja o inglês de sempre.
Ver perfil do usuário
Forbidden
Louis (100)
Louis (100)

MensagemAssunto: Re: Trilogia Millennium, de Stieg Larsson   5/9/2012, 2:33 pm

Eu ainda não vi o americano. Mas o sueco é incrível! Very Happy Ainda mais que é uma sensação ótima ver um filme com um idioma que não seja o inglês de sempre.

Pois e! Ja viu algum filme do sueco Bergman? Ele e um otimo realizador! Recomendo-to o Cries and Whispers, o Autumn Sonata e o Persona, que foram os que eu vi dele, e sao os 3 excelentes.

Ha tambem o The Sacrifice, de Tarkovsky, que e tambem muito bom Very Happy
Ver perfil do usuário
Mandala Svetlana
Merrick (20)
Merrick (20)

MensagemAssunto: Re: Trilogia Millennium, de Stieg Larsson   5/10/2012, 8:54 am

Citação :
Pois e! Ja viu algum filme do sueco Bergman? Ele e um otimo realizador! Recomendo-to o Cries and Whispers, o Autumn Sonata e o Persona, que foram os que eu vi dele, e sao os 3 excelentes.

Tá tudo anotado, Forbidden! Smile
Ver perfil do usuário
Forbidden
Louis (100)
Louis (100)

MensagemAssunto: Re: Trilogia Millennium, de Stieg Larsson   5/10/2012, 2:19 pm

Citação :

Tá tudo anotado, Forbidden! Smile

Obrigado por aceitar as minhas sugestoes Very Happy
Ver perfil do usuário
Jaja de Lioncourt
Administrador
Administrador

MensagemAssunto: Re: Trilogia Millennium, de Stieg Larsson   6/1/2012, 1:05 am

Olha.

Vi o filme americano e achei muito fraquinho.

Os livros devem ser bem melhores, pra causar tanto auê, né não?

Ver perfil do usuário http://ailhadanoite.forumeiros.com
Forbidden
Louis (100)
Louis (100)

MensagemAssunto: Re: Trilogia Millennium, de Stieg Larsson   6/1/2012, 11:44 am

Jaja de Lioncourt escreveu:
Olha.

Vi o filme americano e achei muito fraquinho.

Os livros devem ser bem melhores, pra causar tanto auê, né não?

A sério? Eu achei fantástico! Mas se nao gostou nao sei se vale a pena ler os livros. Mas podes tenar.

Mas gosto mais da Lisbeth sueca. Se puder veja os suecos, ja sairam os 3. Mas no geral acho o americano melhor.
Ver perfil do usuário
Nanda
Maharet (2000)
Maharet (2000)

MensagemAssunto: Re: Trilogia Millennium, de Stieg Larsson   6/1/2012, 2:47 pm

Eu vi o filme americano, e não fiquei tão empolgada assim, primeiramente
pq o filme é bem demorado e arrastado, e segundo, achei mal pensado o
o desaparecimento da Harriet.

Spoiler:

Ver perfil do usuário
Forbidden
Louis (100)
Louis (100)

MensagemAssunto: Re: Trilogia Millennium, de Stieg Larsson   6/1/2012, 3:04 pm

Nanda escreveu:
Eu vi o filme americano, e não fiquei tão empolgada assim, primeiramente
pq o filme é bem demorado e arrastado, e segundo, achei mal pensado o
o desaparecimento da Harriet.

Spoiler:

Spoiler:

Ver perfil do usuário
Nanda
Maharet (2000)
Maharet (2000)

MensagemAssunto: Re: Trilogia Millennium, de Stieg Larsson   6/1/2012, 3:15 pm

Mas aí que esta, era óbvio que o avô não pensaria que era ela, pq ele
mesmo disse q se ela estivesse viva ela teria arrumado um meio de contato,rs.

Era fácil ela simplesmente ter ligado pra ele, ou enviado uma carta.
Ver perfil do usuário
. Foxy .
Maharet (2000)
Maharet (2000)

MensagemAssunto: Re: Trilogia Millennium, de Stieg Larsson   6/1/2012, 3:42 pm

Fácil? Bem... digamos que a temática dos livros é tratar da maneira desumana como as mulheres são tratadas. É falar de machismo, opressão e violência; e falar como a sociedade não faz nada a esse respeito. Como tudo isso passa 'desapercebido' por todos.

E sim, e os livros são BEM melhores. u_ú
Ver perfil do usuário http://kafoxy.blogspot.com
Nanda
Maharet (2000)
Maharet (2000)

MensagemAssunto: Re: Trilogia Millennium, de Stieg Larsson   6/1/2012, 3:49 pm

Ah Foxy, talvez no filme essa situação da Harriet ficou de uma forma
mais branda de resolver do que no livro, isso acontece, mas o tio da Harriet gostava
dela e queria ajudá-la, não era uma questão de ele ser um FDP, frio e cruel,rs.
Ver perfil do usuário
Forbidden
Louis (100)
Louis (100)

MensagemAssunto: Re: Trilogia Millennium, de Stieg Larsson   7/27/2012, 3:07 pm

Comecei a ler o terceiro volume. Ja estava com saudades! Razz
Ver perfil do usuário
Andy Lima
Merrick (20)
Merrick (20)

MensagemAssunto: Re: Trilogia Millennium, de Stieg Larsson   7/27/2012, 4:06 pm

Uma coisa que sempre digo para quem me fala que vai assistir aos filmes, VEJAM OS SUECOS PRIMEIRO, achei o americano super fraco, achei que a interpretação da Rooney Mara não chega nem aos pés da Noomi Rapace, odiei aquele ar romântico que deram na Lisbeth Salander, quanto aos livros, são maravilhosos, super recomendo!

Vejam a versão Sueca!

Nanda escreveu:
Ah Foxy, talvez no filme essa situação da Harriet ficou de uma forma
mais branda de resolver do que no livro, isso acontece, mas o tio da Harriet gostava
dela e queria ajudá-la, não era uma questão de ele ser um FDP, frio e cruel,rs.

Depois dopai e do irmão terem feito tudo que fizeram com ela e o assassinato do pai, você acha que seria fácil mesmo confiar em mais alguém, mesmo o tio sendo uma boa pessoa, ela estava com medo e assustada e tinha o resto da família, ela não saberia como eles iriam reagir!
Ver perfil do usuário
Forbidden
Louis (100)
Louis (100)

MensagemAssunto: Re: Trilogia Millennium, de Stieg Larsson   7/27/2012, 4:57 pm

Sophie Wood escreveu:
[b]Uma coisa que sempre digo para quem me fala que vai assistir aos filmes, VEJAM OS SUECOS PRIMEIRO, achei o americano super fraco, achei que a interpretação da Rooney Mara não chega nem aos pés da Noomi Rapace, odiei aquele ar romântico que deram na Lisbeth Salander, quanto aos livros, são maravilhosos, super recomendo!

Vejam a versão Sueca!

Eu acho que estao os dois muito bons, e recomendo verem os dois, ate porque sao bastante diferentes e complementam-se. A comparaçao entre o americano e o sueco e complicada, porque os dois tem coisas boas e mas. A minha opiniao:

Lisbeth: Sueca
Mikael: Americano
Banda Sonora: Americana
Cinematografia: Americana
Final: Americano
Spoiler:

Enfim, no geral acho o americano melhor, mas o sueco tem a melhor Lisbeth, e ela e a razao do sucesso da serie. Alem disso, o sueco tem a lingua original do livro...

Outras notas:
Spoiler:

Enfim, em conclusao, os 2 filmes complementam-se entre si, sao os dois excelentes e eu estou muito ansioso por ver os proximos filmes americanos.
Ver perfil do usuário
Danni de Lioncourt
Pandora (500)
Pandora (500)

MensagemAssunto: Re: Trilogia Millennium, de Stieg Larsson   11/15/2012, 3:41 pm

Começo a me perguntar: Como assim ainda não tinha comentado esse post? Sendo assim, lá vai texto!

Já falei tanto e tão exaustivamente desse filme e do livro que acredito que o tópico me tenha passado batido. Sou uma defensora ferrenha do filme americano. Mas se for para recomendar uma cronologia, sem sombra de dúvidas, ler toda a trilogia sem ao menos ter visto um único trailer de qualquer filme que seja. E, de preferencia, ler na sequência e seguidos um do outro. Os Homens Que Não Amavam As Mulheres, que é o primeiro e que já possui duas adaptações. E os outros: A Menina Que Brincava Com Fogo e a Rainha do Castelo de Ar - respectivamente segundo e terceiro volumes, somente adaptados na Suécia, por enquanto - são praticamente uma mesma história, um completa o outro e fecham essa trilogia fantástica.

Mas ainda assim, fica aquele ar vago. Sente-se que há coisa faltando, e realmente há. Sobre a possibilidade de um quarto livro... Alguém sabe alguma coisa a respeito? Sei que Stieg Larsson planejava estender a série para dez livros, porém morreu após entregar os manuscritos da trilogia - sim, entregou tudo de uma vez e pifou. Particularmente (eu e minha mente fantasiosa, talvez) não acredito que a morte dele tenha sido tão acidental assim. Até mesmo pelo conteúdo absurdamente comprometedor em relação à política da Suécia. Algo bastante interessante é que, por ser jornalista e entendido dos babados, Larsson envolveu em sua história uma crítica pesada contra a sociedade e o governo. Esse é um dos pontos que muito admiro em sua obra. Além, é claro, das personagens maravilhosas por ele criadas. Lisbeth Salander é uma heroína, perfeitamente caracterizada na Rooney Mara (traços delicados, aparentemente frágil, e muitíssimo reservada. Porém, descobre-se que é uma excluída da sociedade, agressiva e misteriosíssima.).

Se for para comparar... O único ponto em que achei os suecos mais legais é em algumas caracterizações como a do Mikael. Acho o Mikael sueco idêntico ao que eu imaginava enquanto lia. Mas adorei profundamente o trabalho do Daniel Craig e creio que ele soube interpretar bem melhor, extraindo aquele Mikael sedutor (James Bond, cof, cof...). Fora isso, principalmente na qualidade dos filmes, além, óbvio, da adaptação do livro, o americano fez muito melhor. Inclusive Fincher caprichou nos detalhes.

Spoiler:

Agora no quesito romantizar...

Spoiler:

Ver perfil do usuário http://astrescorujas.blogspot.com.br/
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Trilogia Millennium, de Stieg Larsson   

Trilogia Millennium, de Stieg Larsson

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Tópicos similares

-
» Peavey Millennium 5 AC BXP - Conhecem???
» Tagima Millenium 6 cordas TOP
» Primeiro ensaio com Chapman Stick - Take Away My Pain / New Millennium - Dream Theater
» Millennium
» Tagima Millenium 6 top ou Strinberg CLB26A ?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
A Ilha da Noite :: BIBLIOTECA SECULAR :: PRAZER EM PÁGINAS-